Para começar, esfumado é aquele efeito de degradê. Aquele que faz a cor forte ir perdendo a intensidade ao longo da pálpebra, sem ficar uma linha bem marcada entre sombra e pele. Geralmente quando mais esfumado, mais bonito fica o resultado.
Pincel adequado:
Ter um pincel que ajude no processo já é meio camanho andado. Tem gente que consegue o efeito com os dedos mesmo ou com aqueles aplicadores esponjinha, mas isso já precisa de um treinamento maior. Existem pincéis específicos para a função de esfumar, são os mais gordinhos, com cerdas macias e o topo arredondado.
Preparando a área:
As vezes o corretivo e a base fazem a sombra grudar na pele e fica difícil de esfumar a cor. Por isso é uma boa preparar a pele dos olhos deixando ela mais lisinha para a sombra deslizar bem. Vale passar um pó facial, uma sombra marrom clara ou até mesmo da cor da sua pele em toda a pálpebra e côncavo, como se fosse uma base para a sombra. Espalhe bem e faça uma camada fina, você vai ver como o processo ficará mais fácil. Ah, tem vezes que o primer só atrapalha em de ajudar. Alguns são meio peguentos e não permitem o degradê do esfumado, nesse caso, melhor não passar ele no côncavo e nem um pouco acima dele.
O movimento:
Use o pincel fazendo o movimento de vai e vem ou de mini bolinhas (Ou os dois juntos) na pele para que as cores se fundam. Você pode fazer isso usando um pincel limpo ou com uma cor de sombra. O importante é encostar ele com bastante gentileza e ser persistente esfumando bastante.
Treino:
Não adianta ficar falando aqui, o que ajuda na verdade é treinar bastante.
Espero ter ajudado vocês, mandem foto pra me tá? Quero ver os resultado, um super beijo pra vocês e comentem se tiverem dúvidas.